Impressões sobre Project P-100

Pikmin caótico ? Conheça Project P-100 !

Nesta E3 2012 a Nintendo mostrou, meio que na surdina, um projeto novo da Platinum Games (companhia que criou Bayonetta). Esse já é um bom motivo para você prestar atenção neste projeto, mas eu vou te dar mais motivos. Talvez eu nem precise, provavelmente você ficará interessado só em ver os vídeos que foram divulgados nos stands do evento.

Project P-100 não apareceu nem na conferência da Big N. E, todos que viram o vídeo, não entenderam o motivo para não jogarem por lá. Ainda mais porque o jogo será um dos que sairão no lançamento do Wii U. Até explicar o jogo é complicado, já que o mesmo parece uma mescla de Pikmin com Katamari e uma pitada de Okami. Sim, é um daqueles jogos que atrai, acima de tudo, por seu estilo único de ser.

A primeira coisa que se nota é que é um jogo extremamente estilizado. Bonecos pequeninos, robôs gigantes, cenários coloridos e vivos. A arte do jogo parece bem competente, aliás. Aqui você controlar um pequeno grupo de heróis que tenta salvar a Terra de uma invasão de robôs gigantes alienígenas. Como se não bastasse, você sai recrutando todos os cidadãos que vê pela frente para lutar ao seu lado. Agora vem a coisa interessante…

Com o seu controle-tablet do Wii U, você desenhará formas que o herói irá utilizar contra seus adversários. Mãos, espadas, armas de fogo, gelatinas e muitas muitas outras coisas. E é aí que recrutar os cidadãos é importante, já que é com eles que o herói constrói suas armas estilo os construtos criados com o anel do Lanterna Verde.

Claro que não podia faltar um modo multiplayer, que é mostrado no trailer. Lá, a bagunça fora de série está ainda maior. E cara, criaram até um asa delta ! Mas o realmente legal é agora. O gameplay.

Cara, antes de qualquer coisa, assista isso. É uma das coisas mais divertidas e promissoras que eu já vi na vida. E não precisou de gráficos estourados e maluquices realistas para ser bom. Falo isso pois tem muita indústria aí que acha que gráficos bonitos e realistas é tudo pra fazer um jogo ser bom e que as pessoas queiram jogá-lo. Mas voltando para o que interessa…

O jogo parece fluir a partir de pequenas missões, rankeadas sempre que você as conclui. Para fazer com que cidadãos se juntem a você, tem que fazer um círculo com os heróis em cima deles. Sempre que um cidadão for ‘capturado’ por você, ele virará um herói e poderá formar os construtos para te ajudar.

O interessante é que, para construir os construtos, você irá utilizar um sistema de baterias, que aparece na parte superior da tela. Aparentemente quantos mais heróis com você, mais baterias poderão ser utilizadas. Mas posso estar errado. Enfim, os construtos ficam ativados enquanto tiver carga nas baterias. Um uso estratégico é necessário para não ficar sem e acabar levando uma surra. Durante o curto gameplay você pode observar que para basicamente QUALQUER coisa que você fizer, baterias serão consumidas, seja com armas, com escadas ou com asa deltas. E por aí vai.

Aparentemente alguns construtos são padrão no jogo, como a gelatina. Talvez abra algum atalho na tela caso você utilize ele várias vezes. Ou pode ser apenas um artifício pra demo não ficar tão carregada. Mas durante o vídeo, várias vezes é possível ver o jogador criando formas que surgem na tela e formam algum objeto. Um bom exemplo, no início, é quando ele cria o revólver para atirar no robô. Falando nisso, as batalhas são extremamente fluidas e com várias opções.

Fora isso os inimigos dropam pequenas engrenagens, que eu não sei ao certo para que servem. Talvez alguma moeda de comércio para fortalecer os seus heróis.

Em certo momento, os heróis entram numa construção. O interessante aí é que, como a câmera do jogo é isométrica, ela não entra dentro da construção. O jogo então vai para a a tela do WiiU, onde você tem que resolver um certo combo. Isso pode ser usado das mias diversas formas dentro do jogo e se tem uma empresa que eu sei que sabe fazer direito, é a Platinum.

O game parece muito bonito graficamente, cores bem colocadas, cenário bem feito, um mundinho muito bacana.

Me lembrou Viewtiful Joe…

Não tem muita sobre o Project P-100 divulgada. O próprio nome do título é temporário. Mas o jogo é extremamente chamativo. E aparentemente divertido, diferente e animado. Como um apoiador maluco de novas ideias, minha torcida é toda para que esse projeto dê o mais certo possível. Vai, Platinum Games !

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: