Impressões sobre Xbox SmartGlass

A Microsoft, em sua conferência da E3 2012, apresentou uma novidade bem interessante para o XBOX 360. Entitulado ‘SmartGlass’, a novidade vem para aumentar a imersão do usuário em alguns jogos, aplicativos, dentre outros. E, para alguns, apresenta uma concorrência direta com o WiiU, apesar de, na minha opinião, cada um ter sua particularidade que o faz especial de alguma forma, mas as comparações são extremamente válidas, afinal, é concorrência.

Vamos ao vídeo de apresentação do produto:

A promessas são de imersão. Aumentar e transformar a imersão. Levar para um outro nível. A interação com um smatphone ou tablet com o 360 é uma baita ideia que, além de ser bem funcional, é extremamente possível sem muitas dificuldades, já que é complicado uma pessoa que possui um 360 hoje em dia não possua um smart phone ou tablet.

A ideia é excelente. O modo como estão colocando também é. Disponível para Windows Phone, Android e iOS, engloba basicamente todo o mercado principal destes produtor. É um conceito ‘novo’ e que já é acessível. Sem precisar ‘comprar’ um controle adicional ou algum acessório. Já está na sua mão.

A interação dele com os aplicativos do 360 serão dos mais variados. É mostrado no vídeo, por exemplo, como ele funciona com o aplicativo da HBO, mais precisamente para o seriado Game of Thrones. Um mapa do território é exibido no tablet, com relação direta ao que acontece na tela, com diversas informações. Parece bobo, mas eu achei uma excelente sacada. Imersão, te levar para o que tá na tela, sem você ter que ir pesquisar em elementos externos. Outro exemplo é poder passar o filme da tela do acessório para a TV, e nesse acessório poder ver detalhes da produção do filme e coisas do tipo.

Além disso fica a expectativa para as ideias que podem nascer para os jogos. O exemplo mostrado é você poder controlar todo o playbook, configurar as jogadas do jeito que você quiser e até mesmo controlar o jogo deste modo. Também é exibido uma interação completamente nova do Halo Waypoint. O usuário acha no mapa de Halo 4 um arquivo escondido e abre uma sessão informativa do aplicativo no acessório com vídeos, informações, etc.

Outra novidade é que o Internet Explorer virá para o XBOX. Finalmente, um navegador no console. E o SmartGlass vai ter influência direta, podendo funcionar como uma espécie de mouse, te dando todo o controle do conteúdo da tela com ele, facilitando de forma gigantesca a sua navegação. Claro que existe também a integração com o Kinect.

E provando que a Microsoft entrou de vez na onda de integrar todos os seus produtos, o SmartGlass estará presente no Windows 8.

Ter o controle dessas informações, com facilidade, enquanto você está jogando, é uma mão na roda gigantesca e extremamente promissora, assim como os features do WiiU são. É o futuro e o avanço natural desta área tecnológica, já que integração hoje é basicamente tudo. Antes era só com internet e redes sociais, hoje já vamos integrando todos os gadgets.

Fica a curiosidade para ver como os developers, no futuro próximo, utilizaram essa ferramenta em seus jogos. As possibilidades são gigantescas, desde criação de simples fóruns de discussão de fácil acesso, mais ou menos como existirá no WiiU, como funcionalidades que podem influenciar totalmente a jogabilidade, como um inventário do personagem. Nesse quesito é bem difícil separar o SmartGlass do WiiU. Mas existirão surpresas, disso não tenho dúvidas.

A ideia é muito promissora. Agora é só pôr em prática. A Microsoft, na minha opinião, consegue executar bem as suas ideias, principalmente com o 360. Eu apostaria em um novo sucesso. E além disso, um concorrente direto para o WiiU, mesmo imaginando ambas as ferramentas coexistindo e com suas peculiaridades.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: